Home » CMDV Supreme Smile

CMDV Supreme Smile

Periodontologia

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, ao tratamento e à manutenção da saúde dos tecidos que suportam os dentes permitindo a sua manutenção a longo prazo. Os tecidos que suportam os dentes são o osso, a gengiva e um ligamento periodontal que une o dente ao osso. No seu conjunto são denominados por periodonto

h9991654_001

As doenças periodontais (gengiva) são muito frequentes e afectam estes tecidos

Existem, basicamente, duas formas de doenças Periodontais: a Gengivite e a Periodontite.

Embora com comportamentos diferentes, a Gengivite e a Periodontite têm em comum a acumulação de placa bacteriana que está presente sobre a superfície dentária.A placa bacteriana é um depósito aderente e transparente constituído por bactérias que se forma constantemente sobre a superfície dos dentes. A saliva, os alimentos e os líquidos combinam-se para produzir estes depósitos que se aglutinam sobre os dentes e na junção dos dentes e as gengivas. Esta placa bacteriana induz uma inflamação da gengiva podendo causar a destruição da estrutura óssea que suporta o dente.

A Gengivite é uma doença que afecta unicamente a gengiva (inflamação superficial). Esta poderá ser tratada facilmente desde que se tomem determinados cuidados específicos, travando a sua evolução, evitando assim que a situação se agrave para um estadio destrutivo, já com perca óssea de suporte (Periodontite). Geralmente, os sintomas são: sangramento e desconforto ao mastigar e/ou escovar os dentes, existência de uma tonalidade mais avermelhada da gengiva. Por vezes, nos fumadores, esta hemorragia pode estar “mascarada” pela acção da nicotina. Se a Gengivite não for tratada poderá evoluir para Periodontite, uma uma situação onde existe perda óssea de suporte. Existem pessoas que, mesmo não tendo muito cuidado com a sua higiene oral, a sua situação não evoluiu para Periodontite.

 periodontal-gum-disease

Pelo contrário, em outras pessoas, que até possam ser relativamente cuidadosas com a sua higiene oral, a Gengivite evoluiu rapidamente para Periodontite. Isto deve-se a factores do próprio Paciente, como sejam eventual susceptibilidade genética, hábitos tabágicos ou diabetes mal controlada. Na Periodontite existe uma destruição do osso de suporte dos dentes que pode conduzir a um aumento da mobilidade dos dentes, à movimentação dos dentes e, em situações mais avançadas, à perda dos dentes por falta de suporte.